18 Cursos de graduação da UFV foram avaliados em 2024

Postado em 13/dez/2024

De agosto a dezembro de 2024, a Universidade Federal de Viçosa (UFV) recebeu virtualmente comissões externas de avaliadores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para a realização de avaliações de 18 cursos de graduação. Os objetivos dessas avaliações foram a renovação do reconhecimento de 13 cursos junto ao Ministério da Educação (MEC) e a acreditação/reacreditação de 5 cursos no Sistema Arcu-Sul.  

A avaliação do Inep/MEC para renovação do reconhecimento dos cursos faz parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), instituído pela Lei n° 10861/2004 e é realizada com base em um instrumento composto por três dimensões: Organização Didático-Pedagógica, Corpo Docente e Tutorial e Infraestrutura. Cada dimensão é analisada por meio de indicadores que vão de 1 a 5, e a média das notas dessas dimensões resulta no conceito do curso, que também varia de 1 a 5.

Na UFV, o processo de avaliação é coordenado pela Pró-Reitoria de Ensino (PRE), que oferece orientação e apoio às comissões coordenadoras de cursos/Núcleos Docentes Estruturantes (NDE), as quais têm como função garantir a participação ativa de estudantes e de servidores docentes e técnico-administrativos nas avaliações, promovendo um ambiente colaborativo e de constante aprimoramento. O processo inclui o preenchimento de questionários, a apresentação de documentos comprobatórios, visitas virtuais às instalações dos cursos e reuniões com dirigentes, docentes, estudantes e pessoal técnico-administrativo. 

Após a avaliação, a PRE recebe o relatório final do MEC e, em conjunto com os cursos avaliados, analisa os resultados. Esse trabalho colaborativo tem gerado discussões produtivas sobre metodologias de ensino, novas demandas do mercado de trabalho e a atualização dos Projetos Pedagógicos dos Cursos, sempre com o objetivo de melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem.

Dos 13 cursos avaliados para renovação de reconhecimento, nove conquistaram a nota máxima (5). Foram eles: os cursos de licenciatura em Ciências Biológicas, Educação do Campo, Física, Matemática, Pedagogia, e os de Bacharelado em Ciências Biológicas, Ciência da Computação, Física e Química.

Outros quatro obtiveram nota 4: as licenciaturas em Dança e Química e os bacharelados em História e Matemática.

Esses excelentes resultados reafirmam o compromisso da UFV com a qualidade acadêmica e com o contínuo aprimoramento dos cursos, garantindo a formação de excelência para seus estudantes e contribuindo para o desenvolvimento da educação superior no país. 

A UFV também participa de processos avaliativos no âmbito do Sistema de Acreditação Regional de Cursos de Graduação do Mercosul e Estados Associados (Arcu-Sul)

O Arcu-Sul é um mecanismo permanente de acreditação regional do Setor Educacional do Mercosul. Seu objetivo é dar garantia pública, na região do Mercosul e dos estados associados, dos níveis de qualidade acadêmicos e científicos dos cursos. Os países participantes são Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador e Peru. 

Sendo assim, esse processo também conta com avaliadores dos países participantes de forma virtual, além de representantes e avaliadores do Inep/MEC, de forma presencial. 

Os 5 cursos avaliados nesse sistema foram Agronomia, Engenharia de Alimentos, Engenharia Civil, Medicina Veterinária – reacreditação,  e Engenharia Mecânica – acreditação, e aguardam os resultados.


Participação da CPA-UFV nos processos de avaliação


Em todas as ocasiões de visitas de avaliadores externos, seja para reconhecimento/renovação de reconhecimento dos cursos de graduação ou acreditação/reacreditação no Sistema Arcu-Sul, as comissões avaliadoras também se reúnem com a Comissão Própria de Avaliação da Universidade Federal de Viçosa (CPA-UFV)

A CPA-UFV tem por finalidade coordenar o processo de autoavaliação institucional, no âmbito da Lei dos Sinaes, contemplando as dez dimensões de atuação institucional nela previstas, sistematizar e prestar informações ao Inep/MEC sobre o referido processo, seus resultados e as respectivas ações para o aprimoramento institucional que refletem na melhoria das condições de oferta dos cursos de graduação.