Postado em 17/ago/2022
“A UFV está entre as melhores universidades do mundo classificadas pelo Academic Ranking of World Universities (ARWU). A lista, publicada na segunda-feira (15) pela Shanghai Ranking Consultancy, conta com 21 instituições de ensino superior brasileiras; todas públicas. A Universidade Federal de Viçosa ocupa a faixa das 7-10 melhores do país, junto às federais do Paraná, de São Carlos e de São Paulo – a primeira posição nacional é da Universidade de São Paulo. No cenário internacional, a UFV obteve destaque, considerando os últimos quatro anos: subiu sua posição para a faixa das 601-700 melhores do mundo.
O ARWU – também conhecido como Ranking de Xangai – é publicado desde 2003. Em 2022, avaliou mais de 2.500 universidades, a partir de seis indicadores. Dentre eles estão o número de citações e o número de artigos publicados em revistas de impacto.
Apenas a Universidade Federal de Viçosa e a UFMG representam Minas Gerais no ARWU de 2022 e o reitor Demetrius David da Silva reconhece o bom resultado destacando o tamanho da UFV, principalmente em números de professores, técnicos e estudantes, em relação as demais instituições de ensino superior brasileiras classificadas, que são maiores. “O resultado dá visibilidade ao compromisso e excelente desempenho da nossa comunidade universitária, não só no contexto nacional, mas no internacional também, além de salientar a importância e essencialidade dos investimentos no ensino, pesquisa, extensão e inovação tecnológica”.
Demetrius ainda lembra que a UFV está posicionada no Global Ranking of Academic Subjects, também da organização independente Shanghai Ranking Consultancy, entre as 101-150 melhores nas áreas de Ciências Agrárias e de Ciência e Tecnologia de Alimentos. Nas áreas de Ciências Veterinárias e de Biotecnologia, também está entre as 500 melhores do mundo.
O resultado foi divulgado pela imprensa nacional, incluindo os jornais O Globo e Correio Braziliense, que traz outros detalhes, como a primeira colocação geral da universidade norte-americana de Harvard.”
Fonte: Divulgação Institucional
Acess: 17/08/2022